28/07/2012

ALTB, Laser anti míssil balístico aerotransportado




O Boeing YAL-1 Airborne Laser o ABL (em português: Laser Aerotransportado) é um sistema de armas que empregaa um laser químico de iodo oxigenado (em inglês: chemical oxygen iodine laser, (COIL)) instalado a bordo de um Boeing 747-400F.
É um sistema considerado parte essencial para construção de um "Escudo anti-mísseis" pelos Estados Unidos, pois estas aeronaves teriam capacidade para destruir mísseis balísticos a longas distâncias, ainda na fase de lançamento destes. Além da capacidade "defensiva", estas aeronaves munidas de armas a laser, têm uma clara função ofensiva, na medida em que poderiam realizar ataques de grande precisão, com baixo nível de efeitos colaterais e que, na maior parte das vezes, poderia ser negado pelo autor do ataque com relativa facilidade, já que não restariam destroços ou provas de quem foi o autor do ataque, como ocorre no caso de um ataque com bombas ou mísseis.





A Missile Defense Agency demonstrou o uso da energia direta na defesa contra mísseis balísticos, com testes do Airborne Laser Test Bed (ALTB) na destruição de mísseis na fase de lançamento. O experimento foi conduzido no Point Mugu Naval Air Warfare Center-Weapons Division Sea Range, ao largo da costa central da Califórnia, servindo como prova de conceito da tecnologia de energia dirigida. O ALTB é o precursor do programa de energia dirigida dos EUA e sua potencial aplicação na defesa contra mísseis. Ontem (11.01), às 8:44pm, um míssil balístico de curto alcance foi lançado por uma plataforma móvel no mar. Em segundos, o ALTB usou seus sensores para detectar o míssil durante o lançamento e usou um laser de baixa energia para rastreá-lo. O ALTB usou então um segundo laser de baixa energia para medir e compensar a perturbação atmosférica. Finalmente, o ALTB disparou seu laser de alta energia na faixa de megawatt, aquecendo o míssil alvo até uma falha estrutural crítica. O engajamento total ocorreu em cerca de dois minutos desde o lançamento do míssil, enquanto seus motores ainda estavam em funcionamento.                                                                





Esta foi a primeira interceptação letal de energia dirigida contra um míssil balístico de combustível sólido feita por uma plataforma aérea. O revolucionário uso de energia dirigida é muito atraente para a defesa contra mísseis, com o potencial para atacar múltiplos alvos na velocidade da luz, ao alcance de centenas de quilômetros, com um baixo custo comparado com as tecnologias atuais. Uma hora mais tarde, um segundo míssil balístico de curto alcance foi lançado de uma estação terrestre na ilha San Nicolas, Califórnia, e o ALTB engajou com sucesso o míssil na fase de lançamento, com o laser de alta energia. O ALTB também destruiu um míssil de combustível sólido, idêntico ao segundo alvo, em voo no dia 3 de fevereiro de 2010.




Abaixo uma imagem em infravermelho que mostra um dos engajamentos :








Fontes: Wikipedia e Poder Aéreo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar a vontade, mais palavrões, ofensas e outros serão excluídos, só comente no anônimo caso você não tiver contas aceitas, se tiver por favor comente com a sua conta...