fonte da imagem: Tec. Globo |
A Organovo nos EUA fabricou até no momento a única bioimpressora do mundo onde com a ajuda de um software em 3D será possível a impressão de órgãos, para isso a Organovo teve que fazer parceria com a AutoDesk, uma empresa já especializada em softwares em 3 dimensões que possam reproduzir os tecidos complexos para que possam ser impressos.
Para iniciar os estudos, tiveram que coletar células humanas para que se multipliquem até ter uma grande quantidade dessas células para a produção de um tecido, usando a biotinta que é colocada em cartuchos da impressora e programado com o software que desenvolve blocos de construção, ate formar a estrutura programada.
Além das células, a máquina imprime um tipo de gel solúvel, que age como um molde colocando a biotinta em seu devido lugar. O gel é retirado quando as células se aderem, e então o código genético assume seu papel e produz um determinado órgão.
Além de termos produzido somente pequenos tecidos, os atuais dispositivos são incapazes de produzir os vasos capilares, e por isso o tecido não vive por muito tempo. Mesmo assim, esses estudos estão sendo muito importantes para testes de medicamentos, que até então eram feitos em animais.
fonte da matéria